Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Canal 12

Informação sobre televisão nacional e internacional

Canal 12

Informação sobre televisão nacional e internacional

O Orçamento de 45 Milhões para Remodelar a RTP e Lusa: O Que o Contribuinte Vai Pagar

copilot_image_1760122593485.jpeg


O Governo confirmou no Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) um investimento pesado na comunicação social estatal: 45 milhões de euros para subsidiar a reorganização de grandes players como a RTP e a Lusa.
A RTP fica com a maior fatia da verba de reestruturação, recebendo 20 milhões de euros. Já a agência noticiosa Lusa terá à sua disposição oito milhões de euros. Note-se que estes valores são verbas extra para a reorganização, somando-se ao financiamento anual de 21,9 milhões de euros que garante o funcionamento da Lusa.
O objetivo do investimento, segundo o relatório do OE2026, é claro: modernizar e garantir que estes serviços públicos usem "eficientemente os recursos financeiros disponibilizados pelos contribuintes". Para a RTP, o próximo passo passa por concluir a revisão do contrato de concessão do serviço público.
Lusa: Estado Com Quase 100%
Em paralelo à injeção de capital, o Estado está a finalizar a compra da totalidade da Lusa, passando a deter 97,3% da empresa. Esta aquisição, iniciada em 2024, visa o controlo total da agência noticiosa.
Contudo, a governação da Lusa ainda é um tema em aberto. Embora haja quem defenda um Conselho de Supervisão — um modelo de separação de poderes, como o da RTP —, o Governo afirma que é preciso "encontrar a forma certa". O financiamento da Lusa, no entanto, já tem um destino traçado: transformação tecnológica e reforço de recursos para combater o défice de notícias em várias áreas do país.